A terceirização contábil surge como uma opção viável quando os gestores têm que lidar os processos e assuntos contábeis de uma empresa, que são muitos e exigem atenção a diversos detalhes. Tudo isso pode ser bastante complexos e toma um tempo que deveria estar sendo utilizado de forma mais estratégica.

É muito comum vermos empreendedores se preocuparem com a decisão entre ter um contador interno ou terceirizar este serviço. E geralmente o que acaba pesando na decisão são os custos de cada opção.

Quando a empresa opta por recorrer a um profissional contratado para manter no departamento, ela precisa arcar com despesas consideráveis, visto que a média salarial de um contabilista é alta e ainda há que se levar em conta todos os encargos trabalhistas e outros gastos em infraestrutura e material para manutenção do setor.

Ao colocar todo esse gasto na ponta do lápis, comparando vantagens de desvantagens de cada opção, um gestor que foca nos resultados percebe que há diversas vantagens em terceirizar o setor. 

Destacamos abaixo, alguns pontos importantes para a contratação de serviços contábeis terceirizados.

Foco total nos negócios

Ao contratar um contador terceirizado, o gestor e demais funcionários não precisam se dedicar aos processos contábeis e assuntos relacionados a impostos e ao regime tributário. Trabalho esse que demanda muito tempo de dedicação; possivelmente, ocupa todos os dias da semana. Além disso, nossa legislação tem novidades quase que diárias, fazendo com que o responsável pelo setor se atualize constantemente.

Dessa forma, conseguem mais tempo de dedicação com suas atividades de fechamento de negócio.

Serviço especializado

Contratar um escritório contábil é contratar uma empresa especializada e voltada para uma solução mais rápida e eficaz de natureza trabalhista, fiscal ou tributária.

Assim, o cliente elimina os riscos de sofrer sanções severas e ser obrigado a arcar com as pesadas multas do Fisco.

Os escritórios contábeis já contam com toda a tecnologia e conhecimento necessários para desempenhar suas atividades. Com isso, a empresa não precisará investir em tecnologia.

Optar pela terceirização contábil significa estar sempre de acordo com leis, procedimentos e atualizações e ter o negócio adiantado em relação aos prazos e preparo para mudanças.

Redução de custos

Esse é um dos pontos mais importantes da escolha entre contabilidade interna e terceirização contábil e pode ser o decisivo.

Quando analisamos somente o aspecto financeiro, terceirizar o serviço de um contador é, sem dúvidas, mais vantajoso. No entanto, para tomar esta decisão com tranquilidade é fundamental conhecer todos os gastos que envolvem a contratação de um empregado, como seus encargos trabalhistas e previdenciários.

Preparando um setor de contabilidade dentro da empresa, é necessário arcar com:

  • Salário de, no mínimo, um contador;
  • Salário de, possivelmente, um auxiliar;
  • FGTS;
  • INSS;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Benefícios;
  • No mínimo, um computador e uma impressora;
  • Software de gestão contábil — implementação e mensalidades.

Como comparação, os honorários mensais de um escritório ficam abaixo do valor da remuneração de um profissional licenciado. E a diferença aumenta muito mais, se considerarmos todos os outros custos envolvidos.

Como você viu, não apenas no quesito financeiro, a terceirização contábil é muito vantajosa em relação à manutenção de um departamento de contabilidade interno. Portanto, para reduzir suas despesas, garantir a eficiência da sua contabilidade e começar, desde já, a focar apenas em seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo: será um prazer atendê-lo!

Concluindo

Abrir e manter uma empresa não é fácil. E hoje vimos que existem várias questões a serem pensadas para que esta difícil jornada não dê errado. No que diz respeito à contabilidade, é preciso que o gestor conheça com profundidade as características e as necessidades de seu negócio.

Texto elaborado pela Equipe Prime & Llonk.