Por Davi Andrade
Toda empresa precisa divulgar seus produtos, serviços e cultivar uma imagem simpática junto ao seu público para evitar rejeição aos dois primeiros. Até poucos anos atrás a fórmula para alcançar um grande público era relativamente simples, porém cara, pois havia apenas 2 canais para isso: Tv e Rádio – sim, existiam e existem outros, mas, convenhamos, esses eram os principais. A desvantagem dessa suposta “simplicidade” é que ficava restrita apenas às médias e grandes empresas, pois as pequenas não tinham recursos para investir nesse tipo de marketing.
Com a consolidação da internet e a disseminação das Redes Sociais, tenho acompanhado muitas iniciativas que visam divulgar produtos, serviços e tentar aproximar as empresa do seu público, só que existe muita confusão a esse respeito. O fato é que a forma como são promovidos – ou precisam ser – mudou bastante nos últimos anos, ficou mais eficiente, com maior alcance e, principalmente, mais acessível. Contudo tem muita empresa perdida nesse mundo de “likes e cliques”, gastando fortunas sem conseguir extrair o melhor desses meios de comunicação. Se por um lado temos canais mais “democráticos” para a divulgação, a aparente simplicidade tem enganado muita gente, pois há um sem número de sites, Redes Sociais e contas para administrar, e isso é tudo, menos simples. O baixo custo para “aparecer” pode enganar alguns curiosos e levar a campanhas de divulgação desastrosas, que fazem mais mal à imagem dos negócios que o que se propunham a fazer.
E como sabemos se estamos no caminho certo?
A palavra chave quando o assunto é ganhar notoriedade nas Redes Sociais é RELEVÂNCIA.
Pense comigo: de que adianta ter 10mil likes (curtidas) em sua página no Facebook se apenas 0,1% – ou menos – curte o que você posta (ou publica, como queira chamar)?
De que adianta produzir um vídeo de 5 minutos que seu público assiste apenas a 2 ou 3 segundos?
De que adianta ter um site lindo no qual os visitantes entram e saem num piscar de olhos, gerando uma taxa de rejeição para os motores de busca altíssima?
Pagar por likes e depois não cativar esse público para acompanhar o que você ou sua empresa posta nas Redes Sociais não parece uma estratégia muito eficiente, concorda? ENGAJAMENTO é a palavra de ordem aqui.
Então, como as pequenas empresas, que não possuem uma equipe voltada para trabalhar na sua divulgação pode tirar proveito desse canal fantástico?
A resposta está na SIMPLICIDADE! Isso mesmo! Na maioria das vezes, o mais simples é mais efetivo. Se você não tem tempo e pessoal para se dedicar às inúmeras Redes Sociais e canais de divulgação, tente focar em uma ou, no máximo, 3 redes apenas, você conseguirá entender melhor aquele público e poderá avaliar melhor os resultados.
Se analisarmos bem, veremos que as 3 palavras em destaque neste texto se complementam e, se eu fosse pô-las em uma ordem cronológica na criação de uma campanha, seria:
Então, para resumir, crie uma campanha ou estratégia SIMPLES, buscando ser RELEVANTE na sua proposta e você, certamente, conquistará o ENGAJAMENTO do seu público, e é esse engajamento que o ajudará a vender seus produtos, serviços ou, simplesmente, contribuir positivamente para a imagem da sua empresa ou negócio.
Fonte: HVNA Design e Comunicação