Como já foi divulgado em nossa página, começou ontem – 27/11/2014 – a Feira do Empreendedor – Edição Rio de Janeiro 2014. O evento conta com mais de 144 estandes distribuídos pelos 21 mil m2 do pavilhão 4 do Riocentro. Promovida pelo Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), a feira conta com uma gama de produtos e serviços voltados para quem quer montar, ampliar ou, ainda, encontrar soluções para melhor administrar seu negócio.
Um dos estandes mais visitados na área de serviços é o da nossa parceira Prime & Llonk que, em conjunto com a PJ Finance e a Viden Consulting – também parceiras aqui do Bússola do Empreendedor – apresentam soluções, não apenas para os empreendedores que querem se formalizar, como também, para os empresários que precisam de ajuda nas áreas administrativas e financeiras de empresas já em operação.
Aproveitando a oportunidade de estarmos juntos na Feira, fiz algumas perguntas ao sócio da Prime & Llonk, Valdeci Lino, que você confere a seguir:
(Bússola) Qual o motivo de a Prime e seus parceiros participarem da Feira do Empreendedor?
(Valdeci) Nos anos anteriores acompanhamos como expectadores o evento e identificamos que existiam diversos empreendedores carentes das informações que dispomos em nossa atividade, então, para este ano, nos programamos para participar mais ativamente e, não apenas vender serviços, mas compartilhar essas informações com todos que nos visitarem durante a Feira.
(Bússola) O que tem percebido de mais comum nas dúvidas ou comentarios de quem os procura durante o evento?
(Valdeci) A maioria, quando falamos que somos, em linhas gerais, um escritório de contabilidade, tem uma ideia bastante limitada do que isso representa. Na verdade, um escritório de contabilidade pode ajudar muito mais que simplesmente gerar as guias de impostos, isso é coisa do passado! Nos dias atuais o escritório de contabilidade tem a função de prover todo o suporte para que o empresário possa gerir seu negócio da forma mais eficiente possível, seja através de serviços prestados pelo próprio escritório ou através de parceiros confiáveis para atender às demandas.
(Bússola) Em sua opinião, quais os maiores empecilhos para alguém montar um negócio?
(Valdeci) Bem, a lista é grande, mas vemos que algumas dificuldades têm sido superadas ou amenizadas nos últimos anos, uma delas, é com relação à formalização da empresa. Hoje existem várias formas do empreendedor legalizar seu negócio, seja através de MEI, EIRELI, LTDA etc. Muitos criticam e apontam os altos impostos como um fator determinante para a não legalidade, mas se você for olhar para qualquer país do mundo existem impostos e existe sonegação, o importante é que o empresário contrate alguém para assessorá-lo devidamente nesse assunto para que tire o melhor da legislação fiscal e sofra o menos possível com a carga de impostos. No mais, acho que a desimformação é o maior problema, pois, muitos empresários sonegam impostos ou não se legalizam pelo simples fato de não saberem como agir da forma correta e por isso têm medo de se exporem para o fisco.
(Bússola) Para fechar, qual a mensagem que daria para um empreendedor que está em busca de montar um negócio?
(Valdeci) Gostaria de dizer que não desistam dos seus sonhos, mas que tenham em mente que inciar um negócio, principalmente com poucos recursos, não é nada fácil! Monte seu plano de negócios, pense em formas alternativas de captação de receitas e busque saber o máximo possível da área em que irá atuar. Procure parceiros especializados naquilo que não é seu objetivo principal para que se concentre fortemente em alavancar seu negócio, mas nunca as perca de vista, pois também são importantíssimas.
A Feira vai até o dia 30 de novembro e são esperados mais de 30 mil visitantes, participe!
Fonte: Bússola do Empreendedor