Mais brasileiros deixaram de pagar suas contas no ano passado, segundo levantamentos da Boa Vista/SCPC e da Serasa, divulgados nesta em dezembro/2014.
Na pesquisa da Boa Vista, a inadimplência cresceu 2,3% em 2014 em comparação com o ano anterior. Em dezembro, quem tinha dívidas devia, em média, R$ 1.263,30, de acordo com a pesquisa.
Apesar da alta no ano, a inadimplência recuou na passagem de novembro para dezembro: a queda foi de 0,7%. Na comparação entre meses de dezembro, houve elevação de 4,2%. Para 2015, a expectativa da SCPC é de alta de 3% na inadimplência.

Serasa

O indicador da Serasa aponta para uma alta ainda maior. Segundo a entidade, a inadimplência cresceu 6,3% no ano passado, depois de recuar 2% no ano anterior. Na comparação entre meses de dezembro, houve alta de 13,3% – o oitavo aumento mensal consecutivo nesse tipo de comparação.
O valor médio das dívidas não bancárias também cresceu: a alta foi de 12,7% no acumulado do ano. No caso dos cheques sem fundos, houve alta média de 7,2% no valor dos mesmos.
O valor médio das dívidas não bancárias apresentou alta de 12,7% no acumulado do ano de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio dos cheques sem fundos também teve crescimento de 7,2%. Já os valores médios dos títulos protestados e das dívidas com os bancos registraram quedas de 0,4% e 3,3%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

Explicações

A Boa Vista/SCPC diz que o resultado veio dentro do esperado e que, se a inflação e a desaceleração do crescimento da renda do trabalhador poderiam pressionar uma alta mais relevante da inadimplência, por outro os critérios mais rigorosos nas concessões e a manutenção do desemprego em baixa ajudaram a conter essa elevação.

Fonte: G1