Devido ao grande volume de informações trocadas na web, sejam elas profissionais ou pessoais, é praticamente impossível evitar erros nos remetentes, conteúdos e anexos dos e-mails enviados por bilhões de usuários da internet no planeta. Entretanto, o frio na barriga causado pelos erros nos envios está com os dias contados graças ao site unSend.it, que se propõe a desfazer e eliminar vestígios de e-mails enviados por engano.
Embora outros sites afirmem ser capazes de desfazer o envio de mensagens, como o Gmail e Outlook, ambos só funcionam em circunstâncias restritas. O botão “unsend” do Gmail só fica disponível alguns segundos após o envio da mensagem e só funciona para e-mails enviados aos servidores do Google. A função equivalente do Outlook só funciona quando o destinatário está no servidor Microsoft Exchange.
Quando você envia um e-mail utilizando o sistema do unSend.it, a mensagem é convertida em uma imagem JPEG e incorporada no corpo do e-mail. Isso permite que os usuários desfaçam o envio de suas mensagens através da supressão ou edição do conteúdo, substituindo esta imagem por outra, também gerada pelo sistema, e exibida no mesmo corpo do e-mail enviado.
Isso acontece porque imagens estão sempre em contato remoto com um servidor do próprio sistema, funcionalidade que não pode ser ativada em e-mails compostos apenas por texto. Há também dados de controle que ficam registrados nas imagens e permitem que você veja se o e-mail foi lido antes de sua exclusão. Veja no vídeo abaixo a proposta do sistema para resolver um dos problemas que nasceu com o sistema de envios de e-mails.
Fonte: Olhar Digital