Sou um empresário de médio porte, será que tenho volume de dados suficiente ou poder de investimento que justifique uma solução de ponta?”

“Parcerias tecnológicas podem trazer redução de custos?”

Essas são algumas das perguntas de clientes que surgem no dia a dia da Prime. Questões que envolvem o universo atual da gestão automatizada de informações. E aqui, nesse bate-papo, vamos falar de tecnologias e ações que agregam valor para a empresa, que gerem soluções e fortalecem os negócios.

Nossa primeira conversa será com Mauricio Felgueiras, CEO e Fundador da MXM Sistemas S.A., nossa parceira Prime & Llonk há 4 anos com o produto MXM-WebManager.

A MXM Sistemas é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da Informação, com foco em gestão empresarial. Atua no mercado corporativo desde 1990, atendendo às necessidades de empresas que demandam gestão de alta qualidade, ganhos de produtividade e que utilizam a Tecnologia da Informação como vantagem competitiva.Mauricio, o que faz o MXM-WebManager ser um “verdadeiro sistema de gestão”?

Mauricio Felgueiras: Esta é uma excelente pergunta! Respondendo-a de forma direta, a grande diferença é compliance. Um sistema integrado difere de um sistema de gestão justamente pelos recursos de gestão que este oferece para a empresa. Há anos o mercado vende, de forma extremamente equivocada, sistemas integrados como se fossem sistemas de gestão, sem conter nenhum recurso que permita incluí-las nesta categoria.

Fazendo um retrospecto evolutivo das soluções, começamos com oferta de pacotes isolados. Neste modelo, cada departamento era hermético e realizava todo trabalho sem aproveitar nenhuma informação produzida pelas outras áreas. Em seguida, evoluímos para a oferta de soluções integradas, onde cada entrada de dados passou a gerar os registros das outras áreas.

O sistema de gestão foi o passo seguinte, trazendo segurança para os gestores da empresa e garantindo que as operações sigam as normas corporativas, eliminando erros, desvios de processos e reduzindo o risco de fraudes. Posso citar alguns exemplos:

  1. Base de dados com integridade referencial – Mesmo que ocorra um erro na aplicação ou que alguém intervenha diretamente na base de dados, não é possível excluir uma conta contábil que possua lançamentos, um fornecedor que tenha títulos em aberto, um produto com movimentações.

  2. Homologação de cadastros – Uma atividade muito trabalhosa e muitas vezes julgada como menos importante nas empresas é a manutenção dos cadastros. Este é um grande erro. Os cadastros corretos garantem as informações corretas. No MXM-WebManager, os principais cadastros são homologados, o que significa que um usuário digita os dados e um gerente ou supervisor faz a verificação e assina o registro que, somente após a sua homologação, passa a ser válido para o sistema.

  3. Segregação de função – As rotinas são divididas por competência, evitando que a mesma pessoa seja responsável por processos que necessitam do compartilhamento de responsabilidades. Um exemplo é um colaborador que tenha competência para inserir os dados gerais do fornecedor, mas não para fazer a parametrização contábil ou a informar as contas financeiras para a realização dos pagamentos.

São inúmeros os diferenciais oferecidos pelo MXM-WebManager. Com quase 30 anos de experiência, somos pioneiros na oferta de sistemas com foco em gestão empresarial sob os aspectos de compliance e trabalhamos constantemente no seu aprimoramento.

Estamos agora em uma nova fase, que é a implementação de processos automatizados e inteligência artificial, trazendo mais recursos inovadores para os nossos clientes.

 

“O executivo não pode ficar à margem e precisa compreender os ganhos estratégicos que as diferentes soluções oferecem.” Mauricio Felgueiras

 

Qual é a importância de ter “soluções em cloud” no cenário atual?

Mauricio Felgueiras: Deixar de ter uma infraestrutura local e usar a infraestrutura  em cloud não é mais uma tendência e sim uma realidade.

Assim como a evolução dos sistemas, vivemos a evolução da oferta da infraestrutura. No passado eram comuns as discussões de diretorias para definir a localização dos servidores. Proximidade a eles representava poder.

Hoje ela representa risco, alto custo e ineficiência!

O mercado é cada vez mais competitivo e as empresas tem que manter o foco na sua atividade fim. A evolução tecnológica é, a cada dia, mais veloz e feroz. Manter um parque tecnológico cuja obsolescência é muito mais rápida do que a sua depreciação contábil, ter uma equipe de profissionais capacitados para atender à constante evolução tecnológica, mitigar os riscos de acidentes físicos nas instalações, invasões de hackers, dentre outros, são desafios que não valem a pena se correr, nem investir.

Os data centers compartilham este custo e este é o seu negócio! Proporcionam mais eficiência e segurança para as empresas, além da mobilidade no acesso às informações.

A cada dia, as empresas necessitam obter informações estratégicas mais rapidamente, acessar os dados armazenados pelos sistemas de gestão de diversas formas e mudar estas visões na medida em que identificam uma nova informação. Que ferramentas a MXM Sistemas oferece para seus parceiros para suprir essa necessidade dinâmica de dados que não está disponível nos relatórios operacionais estáticos?

Mauricio Felgueiras: Este é mais um exemplo de evolução atingida pelos gestores na sua demanda por ferramentas de gestão. Neste novo modo de interação é fundamental que os sistemas passem a oferecer o que conhecemos atualmente pela revolucionária sigla IA, ou seja, Inteligência Artificial. Este é a corrida tecnológica atual, na qual todos grandes players do mercado disputam palmo a palmo a liderança. Hoje a MXM Sistemas é especialista nas soluções baseadas no Watson™. A IBM foi pioneira no uso de IA, e ainda hoje se mantém na vanguarda.

O Watson Analytics é a ferramenta que visa atender exatamente o ponto central da pergunta. A partir de dados estruturados ou não, identifica tendências, apresenta cenários e permite aos usuários ampliarem a mineração das informações. Esta é justamente uma das soluções que oferecemos aos nossos clientes, além do uso de inteligência cognitiva para análise de público e Chatbot para atendimento automatizado.

Aparentemente o empresariado brasileiro está em pleno amadurecimento, e já percebe que os investimentos em soluções tecnológicas podem trazer uma série de benefícios para a empresa principalmente na redução de custos. Como a MXM Sistemas enxerga esse momento de reviravolta do mercado e quais os alertas para o gestor que se encontra perdido no “planejamento de seus recursos empresariais”?

Mauricio Felgueiras: O empresário brasileiro certamente é dos mais versáteis do mundo. O Brasil proporciona este amadurecimento e cobra caro de quem não se adapta. Os problemas que ainda enfrentamos são derivados da necessidade de compreender a importância de se visualizar a empresa através da contabilidade. Acreditar que ela é quem efetivamente representa o seu valor e resultado. A visão de caixa ainda é uma prática na gestão brasileira. Poucos se debruçam sobre um balancete para entender o que está de fato acontecendo com a sua companhia.

Do ponto de vista operacional, a percepção da evolução tecnológica é mais fácil e os elementos são mais atrativos.

O principal alerta que podemos fazer aos empresários é: Não deleguem integralmente a decisão estratégica de seleção do sistema de gestão da sua empresa. É muito comum vermos o total afastamento da alta gestão no momento de contratação decidindo somente sobre a visão das áreas. O executivo não pode ficar à margem e precisa compreender os ganhos estratégicos que as diferentes soluções oferecem. É claro que as validações técnica e operacional são importantes, mas nunca menor do que a visão estratégica.

Pensar que os sistemas de gestão são iguais é um grande erro, que pode custar muito caro à organização. Uma decisão desta relevância demanda o acompanhamento muito próximo dos executivos para avaliar o seu alinhamento com a estratégia e ganhos que a empresa poderá alcançar através das diversas tecnologias oferecidas.

 

Texto elaborado pela Equipe Prime & Llonk em parceria com a MXM Sistemas.